2010-08-05

Numa tentativa de imortalizar alguns momentos, de reviver a presença das pessoas que mais admiro, que me inspiram ou influenciaram e de locais que me marcaram, reconstituo exaustivamente imagens que me trazem de volta aquela peculiar atmosfera nostálgica.
Somos o que somos, resultado do nosso passado, que permanece e se manifesta mentalmente ao longo de representações nebulosas.
Entre narrativas interrompidas e numa forte relação entre fotografia e a pintura, a partilha de um conteúdo autobiográfico e de um universoprivado cria uma comunicação emocional com o espectador, que fica confrontado com todo um espírito de abertura, com um ambiente familiar e lúdico.
Simular frustradas tentativas de visualização de imagens do passado resultou num jogo plástico entre revelação e ocultação, gerando uma profundidade ambígua. Dentro de um confronto e quebra entre tridimensionalidade e bidimensionalidade, os dois géneros fundem-se numa composição exuberante, dinâmica, aparentemente caótica, e ainda assim sustentada por uma disposição racional.
Convido-vos a tomar parte desse complicado jogo, assimilando a ilusão de memória visual de momentos precisos da minha vida.
Conduzidos ao longo de uma série de passagens e bifurcações, oscilando entre o todo e o pormenor, poderão completar mentalmente as imagens. É a percepção de toda esta complexidade pictórica que acaba por se tornar no ponto fulcral do processo do meu trabalho.

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In an attempt to immortalize particular moments, to experience again the presence of those I most admire, who inspire or have influenced me, and the places that have moved me, I meticulously recreate images that take me back to that particular ambience of nostalgia.
We are what we are, the product of our past, which remains and reveals itself mentally through hazy re-enactments. The sharing of autobiographical content and a private universe, interspersed with discontinued narratives ant rooted in a potent interplay of photography and painting, creates emocional communication with the spectator, who is confronted with a spirit of openness, a familiar and joyous environment.
The simulation of frustated attempts at visualizing images of the past resulted in a malleable game between revelation and concealment, generating ambiguous profundity. In a confrontation between three-dimensional and two-dimensional effects, both genders merge in a simultaneously exuberant, dynamic, and apparently chaotic composition, yet underpinned by a rational layout.
I invite you to participate in this complex game by incorporating the illusion of visual memory of particular moments of my life. You will be led through a series of passages and bifurcations oscillating between the whole and detail, which will allow you to mentally finalize the images. The awareness of this pictorial complexity is what eventually becomes the pivotal point of my work process.